segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Edifícios e espaços de Maputo

Muitos são os edifícios e espaços de referência da bela capital Maputo.
Começo, apenas, pelos primeiros que visitei...

A Catedral de Maputo é, sem dúvida, uma construção que, quando olhamos para o cimo da torre, nos causa a sensação de ligação direta ao céu.  A Torre que se vê nas fotos mede 61 metros de altura e mostra-nos como somos pequeninos. Está situada na Praça da Independência, ao lado do edifício do Conselho Municipal. 








O edifício do Conselho Municipal, localizado na já referida Praça da Independência, é um edifício de referência. Como se vê, apresenta linhas clássicas e merece ser visitado. Em novembro de 2010, quando tirei estas fotos, comemoravam-se os 123 anos da cidade de Maputo, sob a égide do lema "Juntos construindo um futuro sustentável" (conforme se pode ver na 2.ª foto).  





A emblemática Casa de Ferro, inteiramente feita em ferro e desenhada pelo famoso Gustave Eiffel em 1892, fica ao lado do belíssimo Jardim do Tunduro e alberga a Direcção Nacional de Cultura. É uma construção muito curiosa e quem não sabe que ela existe, ao passar por ali, fica agradavelmente surpreendido.


As duas fotos que se seguem mostram-nos o quão belas e frondosas são as árvores do Jardim do Tunduro. Este é o maior e o mais antigo jardim botânico existente em Moçambique e a boa notícia é que já existe projeto para as obras de reabilitação. 



Este belíssimo edifício de estilo manuelino alberga o famoso Museu de História Natural. O Museu tem uma diversificada coleção de insetos,  mamíferos, aves, peixes, conchas, artesanato... Podemos encontrá-lo na esquina da Rua dos Lusíadas com a Rua Mateus Sansão Muthemba, em frente à Praça Travessia do Zambeze.





Na esquina da Avenida Armando Tivane e da Avenida Ahmed Sekou Touré fica situada a Igreja Ortodoxa, com suas cúpulas exteriores pintadas de um lindo azul. 



Mesmo ao lado está o Atneu Grego, agora transformado no famoso Palácio dos Casamentos. Como se vê a venda de artesanato está sempre presente nos locais mais emblemáticos da cidade.


Na Avenida Eduardo Mondlane fica localizada a Nova Mesquita, com os seus dois minaretes redondos, característica típica da arquitetura muçulmana.   

Nesta foto, vemos a representação em miniatura da famosa Igreja de Sto. António da Polana, que fica localizada na Avenida Kwame Nkrumah. Este singular edifício, de arquitetura modernista representa uma flor invertida, mas chamam-lhe, carinhosamente, o espremedor de limão. 


Na Avenida Julius Nyerere fica localizado o Trauma centre Hospital, cuja fachada se vê nesta foto.

Algumas vivendas situadas na Avenida Julius Nyerere:







A Escola Portuguesa:


Uma das muitas torres de Maputo:

Sem comentários:

Enviar um comentário